Prótese Ocular
Prótese Ocular: o que é, indicação e adaptação
A prótese ocular é uma solução para pacientes que perderam um ou ambos os olhos devido a doenças, lesões ou cirurgias. É uma réplica artificial do olho que ajuda a restaurar a aparência natural do olho e da face, melhorando a autoestima e a qualidade de vida dos pacientes.
As próteses oculares são feitas de materiais sintéticos, como resinas acrílicas ou silicones, que são altamente resistentes e duráveis. Elas são feitas sob medida para se ajustar ao tamanho e forma do olho perdido, e são pintadas para se parecerem com o olho natural, incluindo veias e manchas.
A prótese ocular não restaura a visão, mas ajuda a restaurar a aparência natural do rosto e a função estética do olho perdido. Além disso, a prótese ocular pode ser útil para prevenir o desvio ocular e proteger o olho saudável.
Quando é indicada?
A prótese ocular é recomendada para os pacientes que passaram pela remoção completa ou parcial do globo ocular. Ou ainda para àqueles pacientes que não removeram o globo ocular, mas estão em processo de atrofia do mesmo.
É preciso primeiramente durante a consulta avaliar a cavidade orbitária para ver se há possibilidade do uso da prótese. Muitos pacientes sonham em colocar uma prótese, mas não têm espaço suficiente para que ela caiba.
Nesses casos devemos fazer uma cirurgia para melhorar ou ampliar a cavidade, para depois então colocarmos uma prótese.
Por isso a importância de se fazer uma consulta especializada onde poderemos avaliar a cavidade, fazer um teste, experimentar a prótese e decidir se haverá ou não necessidade de cirurgia.
Como é a adaptação?
Existe um tempo de adaptação que varia de paciente para paciente, porém depois desse tempo o paciente raramente sentirá algum tipo de desconforto ao utilizá-la.
Com o avanço da tecnologia, as próteses oculares apresentam maior mobilidade acompanhando o movimento natural do outro olho, trazendo uma maior naturalidade para a prótese.
A adaptação é um processo na maior parte das vezes rápido e consiste primeiramente na avaliação da cavidade, depois na retirada das medidas e por último no teste propriamente dito. Tudo realizado no consultório.